
Em coletiva de imprensa realizada hoje, 30/07, a Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações) divulgou os dados de arrecadação da 40ª Festa das Nações de Piracicaba, com resultado líquido de R$ 2.286.941,46, cerca de 8,19% a mais do que o ano anterior. A Festa das Nações deste ano aconteceu entre os dias 14 e 18 de maio, no Engenho Central, e foi realizada pela Fenapi, promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, com organização das secretarias de Cultura e Turismo, e apresentada pelo Ministério da Cultura e pela TOOLS Digital Services. Uma parte dos recursos utilizados para a montagem do evento é oriunda da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal.
Participaram da coletiva a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valkíria Callovi; a secretária de Turismo, Clarissa Quiararia; o secretário de Cultura, Carlos Beltrame; e o presidente da Fenapi, Fábio do Amaral Sanches.
Com 80.196 visitantes, o público total cresceu 5,35% em relação à edição anterior, com destaque para o domingo, que teve um aumento expressivo de 20,15% no número de frequentadores. Toda a renda da Festa das Nações é revertida para as 23 instituições sociais que integram o evento.
“É preciso reafirmar a importância da Festa das Nações para as entidades e para a cidade, como um todo. A festa traz diversão, socialização, e, principalmente, recursos para as instituições, para que elas mantenham suas atividades ao longo do ano. Toda a renda da Festa das Nações contribui muito para o orçamento das entidades. E, além disso, é importante também destacar o trabalho dos voluntários, que são fundamentais para a realização do evento”, salientou Valkíria Callovi.
“A maior palavra é de agradecimento para todos aqueles que, de alguma forma, participaram e fizeram a festa acontecer. É um evento que move a cidade e que traz um retorno enorme, durante e após a sua realização, porque possibilita que muitas pessoas sejam beneficiadas”, acrescentou Clarissa Quiararia.
Para Carlos Beltrame, a Festa das Nações reforça o papel das tradições como instrumento de transformação social. “A Festa une cultura, gastronomia e chamado social. É uma festa de união, de encontros, de trabalho voluntário e, acima de tudo, apoio e acolhimento às nossas entidades sociais”, disse.

“São 40 edições de Festa das Nações. E se chegamos até aqui é porque pudemos contar com a parceria de muitas pessoas e instituições. A festa é um evento beneficente que arrecada recursos para que a entidades continuem a trabalhar e toda a renda gerada dá a flexibilidade para que cada uma utilize esse recurso naquilo que mais precisa. Nossa satisfação é saber que o resultado foi positivo e que a renda será aplicada em trabalhos fundamentais e essenciais”, reforçou Fábio Sanches, que encerra amanhã, 31/07, sua gestão à frente da Fenapi.
Sanches explicou que a eleição para a nova diretoria e conselho fiscal da Fenapi ocorreu em 24/06, com chapa única. A nova gestão, que será liderada por Carolina Angelelli, assumirá no período de 01/08/2025 a 31/07/2027 e será responsável pela organização das 41ª e 42ª edições da Festa das Nações.
SOCIAL – A renda da 40ª Festa das Nações colabora para que as 23 instituições sociais beneficiadas mantenham seus projetos ao longo do ano, sendo: Casa do Hip Hop de Piracicaba; Lions Clube de Piracicaba – Independência (cujo resultado apurado é em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Piracicaba; da Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba; da Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria – AFASCOM e do Lar Franciscano de Menores); Escola de Educação Especial Passo a Passo; APASPI – Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba; Associação Síndrome de Down de Piracicaba – Espaço Pipa; Casa de Amparo aos Idosos – Cantinho da Vovó Sônia; CRAMI – Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância; APFP – Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba; AAEPE – Associação Atlética Educando pelo Esporte; Centro de Reabilitação Piracicaba; Casa do Bom Menino; FUNJAPE – Fundação Jaime Pereira; Grupo de Escoteiro São Mário – 144º; LBV – Legião da Boa Vontade; CESAC – Centro Social de Assistência e Cultura São José; Pasca – Pastoral do Serviço da Caridade; Instituto Formar; Escola de Mães Profª Branca Motta de Toledo Sachs e A Turma do Papai Noel.

Constitui o valor total o montante de R$ 2.286.941,46, proveniente das vendas durante a festa, mas também vai incluir o resultado da venda dos cupons na Campanha Você de Carro Novo, realizada em parceria com a Hyundai Motor Brasil, que sorteará um veículo HB20 0km – o sorteio ocorrerá no dia 13/08/2025, com extração pela Loteria Federal. Os cupons podem ser adquiridos até a véspera do sorteio nas entidades participantes ou pelo site: www.festadasnacoes.org.br.
O montante arrecadado com a venda dos cupons será divulgado ao final da campanha e fará parte da prestação de contas pela nova gestão da Fenapi, que assume em 1º/08.
Os patrocinadores da 40ª Festa das Nações de Piracicaba foram TOOLS Digital Services (Apresenta); Caterpillar e Hyundai (Ouro); Drogal, Grupo Pirasa, Pecege, ArcelorMittal e Unimed Piracicaba (Prata); e CJ Brasil, Embraplan, Essencial, Savegnago e Unimil (Bronze). Apoio: Doowon, Glovis, Hwashin, Hyundai Mobis, Hyundai Steel, Hyundai Transys, Seoyon E-hwa, S.H., Oji Papéis e Forte Gás. A legendagem oficial é da Skylar e o apoio visual da Chiaro Filmes. O chope oficial foi o Germânia.