Teve Festa, sim! Apesar da chuva fina em boa parte da noite desta sexta-feira (19), o terceiro dia da Festa das Nações de Piracicaba contou com boa presença de público, onde cerca de seis mil pessoas passaram pelo Engenho Central. Além da gastronomia oferecida pelos 18 restaurantes presentes no evento, os vistantes também puderam conferir atrações artísticas que reuniram tradições alemãs, japonesas e bandas que animaram a festa. O evento é uma realização da Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba), e conta com a promoção da Prefeitura Municipal e do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba.
A programação musical começou com o grupo paulistano Chucruts, que fez do palco do Engenho Central uma “mini-Oktoberfest”, apresentando músicas tradicionais e releituras de sucessos nacionais e internacionais com a polca, o tradicional ritmo alemão. Na sequência, foi a vez dos grupos Kubuiô e Todos Nós, representando a comunidade japonesa de Piracicaba, que trouxeram um pouco das músicas e das danças do País do Sol Nascente.
Um pouco mais tarde, às 21h30, logo a apresentação das Rainhas da 34ª Festa das Nações, foi a vez da Banda Mix apresentar um repertório que fez juz ao nome da banda: do sertanejo ao pop, o grupo o grupo fez um passeio por sucessos atuais e do passado, animando o público, que deu um “chega pra lá” na chuva. A programação fechou com a banda Bloody Mery e os Dry Martinis, que levou ao palco do Engenho uma seleção caprichada de sucessos, sempre acompapanhados da gaita harmônica e do baixo acústico.
Outro destaque ficou nos espaços exclusivos montados pelos parceiros da Festa das Nações. Um dos exemplos está no estande da Caixa Econômica Federal dedicado aos esportes paralímpicos, onde os visitantes podem experimentar diferentes esportes da modalidades, como corrida, ciclismo e basquete em cadeira de rodas e futebol para cegos.
No estande da Caterpillar Brasil, a ação “Viaje por um país” oferece aos presentes uma foto ambientada em dos países representados na festa, como Estados Unidos, Itália e Reino Unido. A fotografia é feita com a nação escolhida com o cenário de pano de fundo montado pela Caterpillar. O vistante também pode postar a imagem no mesmo momento em suas mídias sociais pelo painel digital disponibilizado no local.