Toda renda gerada na festa será revertida para as 19 entidades participantes neste ano; 76 mil pessoas passaram pelo espaço
Toda renda gerada na festa será revertida para as 19 entidades participantes neste ano
Celebrando solidariedade, compartilhando alegria, oferecendo cultura e muita comida boa: após cinco dias, a 39ª Festa das Nações foi encerrada ontem, 19/05, no Engenho Central, contabilizando cerca de 76 mil visitantes que passaram pelo recinto da festa, entre quarta e domingo.
Realizada pela Associação Cultural Festa das Nações (Fenapi), a Festa das Nações foi promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fussp, com organização da Secretaria Municipal de Governo, e apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Tools Digital Services. Uma parte dos recursos são oriundos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal.
Fabio Sanches, Andréa Almeida e Tássia Espego
Em números, a 39ª edição da Festa das Nações teve diversos destaques: além do público, foram 5.000 voluntários, 19 entidades, 270 pratos típicos, mais de 20 atrações artísticas no palco principal, 14 patrocinadores, 14 apoiadores e 20 veículos de imprensa realizando toda a cobertura da festa. Além, claro, das 17 nações que integraram o evento neste ano: África do Sul, Alemanha, Áustria, Brasil, Congo, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, Japão, México, Moçambique, Nações Árabes, Portugal, Reino Unido e Suíça.
Tássia, secretária de Governo da Prefeitura, destacou a referência que a Festa das Nações é na cidade
E todos esses aspectos foram lembrados e enaltecidos durante a cerimônia de encerramento ontem, que contou ainda com a tradicional apresentação das Rainhas.
Tássia Espego, secretária de Governo da Prefeitura, destacou a referência que a Festa das Nações é na cidade. “O tamanho desse evento é imensurável. Dá muito trabalho para fazer acontecer, mas é um trabalho diferente, um trabalho prazeroso. Por isso, preciso lembrar e ressaltar também a integração de todas as equipes que atuaram na festa, destacando os servidores municipais, disponibilizados pela Prefeitura. Tudo isso nos fez chegar ao último dia com um sentimento enorme de satisfação e com a certeza de que a Festa das Nações é a festa do coração do piracicabano”, disse.
“Quero agradecer ao público que veio colaborar e aos 5.000 voluntários, que trabalharam incansavelmente para que tudo acontecesse. A união da força do trabalho voluntário é a principal energia da Festa das Nações”, complementou Andréa Almeida, presidente do Fussp.
Festa das Nações celebrou solidariedade, compartilhou alegria, ofereceu cultura e muita comida boa
“O encerramento da Festa das Nações é um momento de agradecimento. Nossa missão é realizar um evento que reúne pessoas para ajudar pessoas, ajudar projetos sociais que vão auxiliar muitas famílias. Isso não tem tamanho, não tem dimensão. Agradeço aos patrocinadores, às equipes de bastidores que não aparecem, mas que têm um trabalho fundamental, aos voluntários e à Prefeitura de Piracicaba. Encerramos a festa com a certeza de que foi um sucesso em todos os sentidos. Encerramos a festa, já nos preparando para a próxima edição, que será a quadragésima”, declarou Fabio Sanches, presidente da Fenapi.
A cerimônia de encerramento também apresentou um vídeo de agradecimento aos voluntários e equipes de organização que trabalharam na Festa das Nações durante os cinco dias de evento.
Regina Madeira (à esq), de São Paulo, reuniu a família de várias cidades para conhecer a Festa das Nações
ALMOÇO – No sábado e domingo, muitos aproveitaram a festa durante o dia para almoçar. O médico Luis Kamhiti Oharomari prestigiou a 39ª Festa das Nações acompanhado da esposa e do filho. Ele frequenta a festa há 33 anos, em especial o restaurante português, para aproveitar o bacalhau. “A cada ano, a organização está cada vez melhor. O pessoal é muito engajado, os voluntários têm sempre um sorriso [no rosto], uma vontade de ajudar que é indescritível”, comentou.
Oharomari conta que a festa é sempre um ponto de encontro para a família – o filho mora e estuda em Limeira – e os amigos de longa data. “A gente no dia a dia, só trabalhando, acaba não encontrando nossos amigos, e aqui é uma grande área de encontro, isso é muito bom também”.
O médico Luis Kamhiti Oharomari (à dir), ao lado da esposa e filho no restaurante de Portugal
A professora Daniela Moura também aproveitou para almoçar na festa, como costuma fazer todos os anos. Ela levou a filha e a amiga, que são pessoas com deficiência (PcD) e usuárias de cadeiras de roda, para aproveitar a tarde na festa. “Eu gosto de tudo nessa festa, provo de tudo nos restaurantes. E elas adoram as apresentações, e algumas interações em que chamam os PcDs pra participar”, disse Daniela.
Regina Madeira é de São Paulo e sempre ouvia falar da festa ao visitar o sobrinho em Piracicaba, que foi estudante da Esalq-USP. Este ano, a família resolveu se reunir no almoço de sábado pra conhecer o evento. Ela destacou a variedade de atrações e culturas e a proximidade com várias cidades do interior do estado, como o que mais gostou na festa. “Música boa, a cultura de cada país, comidas diferentes pra caramba, está muito gostoso. E aqui é perto de muitas cidades da região, então dá pra aproveitar bastante”, completou.
Daniela Moura levou a filha (à dir) e a amiga (à esq) para aproveitarem o almoço de sábado
SORTEIO – Apesar do fim da festa, a promoção que vai sortear um Hyundai HB20 0km segue até o dia 11/08. A aquisição do cupom, ao valor de R$ 10, pode ser feita pelo site oficial da Festa das Nações (https://festadasnacoes.org.br/) ou nas sedes das instituições que integram o evento (veja lista abaixo). O prazo para cadastro do cupom físico e compra no site é 11/08 e o sorteio será no dia 14/08, com apuração em 15/08.
Toda a renda da venda da rifa, assim como toda a renda obtida durante a festa, serão revertidas para as 19 instituições filantrópicas que integraram a Festa das Nações em 2024: Casa do Hip Hop de Piracicaba; Lions Clube de Piracicaba – Independência; Escola de Educação Especial Passo a Passo; APASPI – Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba; Associação Síndrome de Down de Piracicaba – Espaço Pipa; Casa de Amparo aos Idosos – Cantinho da Vovó Sônia; CRAMI – Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância; APFP – Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba; AAEPE – Associação Atlética Educando pelo Esporte; Centro de Reabilitação Piracicaba; Casa do Bom Menino; FUNJAPE – Fundação Jaime Pereira; Grupo de Escoteiro São Mário – 144º; LBV – Legião da Boa Vontade; CESAC – Centro Social de Assistência e Cultura São José; Pasca – Pastoral do Serviço da Caridade; Instituto Formar; Escola de Mães Profª Branca Motta de Toledo Sachs e A Turma do Papai Noel.
Rainhas da festa se apresentaram ontem, na cerimônia de encerramento
AS RAINHAS – As rainhas desta edição foram: Celiana Aparecida de Oliveira (África do Sul – Casa do Hip Hop de Piracicaba); Giulia de Melo Braz (Alemanha – Lions Clube de Piracicaba – Independência); Ana Laura Benato (Áustria – Escola de Educação Especial Passo a Passo); Maria Clara Marchesin (Brasil – APASPI – Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba e Associação Síndrome de Down de Piracicaba – Espaço Pipa); Isabella Fabiana Rodrigues da Silva (Congo – Casa de Amparo aos Idosos – Cantinho da Vovó Sônia); Kelly Kawai (Coreia do Sul – CRAMI – Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância); Ana Carolina Brito Trevisan (Espanha – APFP – Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba); Ana Vitória Correia (Estados Unidos – AAEPE – Associação Atlética Educando pelo Esporte); Giovanna Ramos Tremocoldi (Holanda – Centro de Reabilitação Piracicaba); Raissa Mariconi Felix (Itália – Casa do Bom Menino); Maria Fernanda Takaki (Japão – FUNJAPE – Fundação Jaime Pereira); Rebeca Cotunha Macedo (México – Grupo de Escoteiro São Mário – 144º); Danyelle Gonçalves de Campos Rosa Santos (Moçambique – LBV – Legião da Boa Vontade); Gabriella Ferrari Campestrini (Nações Árabes – CESAC – Centro Social de Assistência e Cultura São José); Larissa Dalpino Mendes (Portugal – Pasca – Pastoral do Serviço da Caridade); Fernanda Oliveira Brasil (Reino Unido – Instituto Formar) e Maria Eduarda Vicente Nystron (Suíça – Escola de Mães Profª Branca Motta de Toledo Sachs).
Cerca de 76 mil visitantes passaram pelo Engenho Central durante os cinco dias de festa
PATROCÍNIO – Por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a 39ª Festa das Nações de Piracicaba foi apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Tools Digital Services. Os patrocinadores desta edição foram Tools Digital Services, Caterpillar e Hyundai (Ouro); Drogal, Grupo Pirasa, Pecege e Unimed Piracicaba (Prata); e Arcelor Mittal, CJ Brasil, Embraplan, Essencial, Paques e Unimil (Bronze). Apoio: Andritz, Doowon, Glovis, Hwashin, Hyundai Mobis, Hyundai Steel, Hyundai Transys, Myoung Shin Brasil, Seoyon E-hwa, S.H. e Shopping Piracicaba. A cerveja oficial foi Germânia.
Foram mais de 20 atrações artísticas no palco principal, incluindo a Orquestra Sinfônica de Piracicaba