A bordo do Trenzinho Turístico, as Rainhas passaram por diversos bairros da cidade, para promover a festa
Acompanharam o desfile a secretária de Governo, Tássia Espego, a presidente do Fussp, Andréa Almeida, e o presidente da Fenapi, Fabio Sanches
O último sábado, 04/05, foi marcado pela graciosidade e entusiasmo das Rainhas da 39ª Festa das Nações, que realizaram o tradicional desfile, divulgando e promovendo o evento nas principais ruas e avenidas da cidade, a bordo do Trenzinho Turístico. O trajeto percorreu diversos bairros, convidando para a festa, que acontece de 15 a 19 de maio, no Engenho Central.
Acompanharam também o desfile a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), Andréa Almeida; a secretária de Governo, Tássia Espego; e o presidente da Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações), Fabio do Amaral Sanches.
A bordo do Trenzinho Turístico, as Rainhas passaram por diversos bairros da cidade, para promover a festa
O itinerário teve saída, às 10h, e retorno na Casa do Artesão e passou pelos bairros Paulista, Pauliceia, Centro, Vila Rezende, Alemães, Vila Independência, Morumbi, Jardim Petrópolis e Piracicamirim.
“O desfile é sempre muito aguardado, porque lembra que a Festa das Nações já está próxima de começar e também porque é um momento de muita alegria. O desfile também mostra todo o empenho das Rainhas, que trabalham incansavelmente antes e durante a festa, voluntariamente. Por isso, deixo aqui o convite a toda a população que prestigie a festa, participe, aproveite esses cinco dias de celebração da solidariedade, cultura e gastronomia”, comentou Andréa Almeida.
A presidente do Fussp lembrou ainda que a campanha para quem deseja trabalhar como voluntário na Festa das Nações segue até a quarta-feira, dia 8. “Os restaurantes precisam de voluntários, contam com esse auxílio durante os cinco dias de evento. Portanto, quem tem vontade de realizar um trabalho voluntário, pode aproveitar a festa para exercer essa ação”, disse. As inscrições podem ser feitas pelo site pira.sp.gov.br/festadasnacoes.
“Costumo sempre dizer que a Festa das Nações cria uma atmosfera diferente na cidade inteira. É um evento que tem uma identidade piracicabana muito forte e isso é admirável, é bonito de ver e de sentir, e isso ficou perceptível durante o desfile. Não tenho dúvida que a 39ª edição será mais uma vez um grande sucesso”, destacou Tássia Espego.
O itinerário passou pelos bairros Paulista, Pauliceia, Centro, Vila Rezende, Alemães, Vila Independência, Morumbi e Piracicamirim
Para Fabio Sanches, o desfile enaltece a festa e, principalmente, a relação da cidade com o evento. “Esse momento é a um dos principais meios de divulgação da festa, e é sempre recebido com muita alegria pela cidade. É durante o desfile que apresentamos as Rainhas e convidamos todos para participar da Festa das Nações. Tanto desfile como festa são eventos já enraizados na cultura piracicabana”, acrescentou o presidente da Fenapi.
O desfile das Rainhas contou ainda com o apoio e suporte da Secretaria de Trânsito e Transportes (Semuttran) e da Guarda Civil.
Realizada pela Associação Cultural Festa das Nações (Fenapi), a Festa das Nações é promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fussp, com organização da Secretaria Municipal de Governo, e apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Tools Digital Services. Uma parte dos recursos são oriundos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal.
Toda a renda da festa será revertida em prol de 19 instituições sociais de Piracicaba, que representam as 17 nações.
AS RAINHAS – As rainhas desta edição são: Celiana Aparecida de Oliveira (África do Sul – Casa do Hip Hop de Piracicaba); Giulia de Melo Braz (Alemanha – Lions Clube de Piracicaba – Independência); Ana Laura Benato (Áustria – Escola de Educação Especial Passo a Passo); Maria Clara Marchesin (Brasil – APASPI – Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba e Associação Síndrome de Down de Piracicaba – Espaço Pipa); Isabella Fabiana Rodrigues da Silva (Congo – Casa de Amparo aos Idosos – Cantinho da Vovó Sônia); Kelly Kawai (Coreia do Sul – CRAMI – Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância); Ana Carolina Brito Trevisan (Espanha – APFP – Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba); Ana Vitória Correia (Estados Unidos – AAEPE – Associação Atlética Educando pelo Esporte); Giovanna Ramos Tremocoldi (Holanda – Centro de Reabilitação Piracicaba); Raissa Mariconi Felix (Itália – Casa do Bom Menino); Maria Fernanda Takaki (Japão – FUNJAPE – Fundação Jaime Pereira); Rebeca Cotunha Macedo (México – Grupo de Escoteiro São Mário – 144º); Danyelle Gonçalves de Campos Rosa Santos (Moçambique – LBV – Legião da Boa Vontade); Gabriella Ferrari Campestrini (Nações Árabes – CESAC – Centro Social de Assistência e Cultura São José); Larissa Dalpino Mendes (Portugal – Pasca – Pastoral do Serviço da Caridade); Fernanda Oliveira Brasil (Reino Unido – Instituto Formar) e Maria Eduarda Vicente Nystron (Suíça – Escola de Mães Profª Branca Motta de Toledo Sachs).
PATROCÍNIO – Por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a 39ª Festa das Nações de Piracicaba é apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Tools Digital Services. Os patrocinadores desta edição são Tools Digital Services, Caterpillar e Hyundai (Ouro); Drogal, Grupo Pirasa, Pecege e Unimed Piracicaba (Prata); e Arcelor Mittal, CJ Brasil, Embraplan, Essencial, Paques e Unimil (Bronze). Apoio: Andritz, Doowon, Glovis, Hwashin, Hyundai Mobis, Hyundai Steel, Hyundai Transys, Myoung Shin Brasil, Seoyon E-hwa, S.H. e Shopping Piracicaba. A cerveja oficial é Germânia.
As rainhas representam as 17 nações que integram a 39ª edição da festa
INGRESSOS E HORÁRIOS – A venda antecipada de ingressos já está liberada, aos valores de R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia-entrada). Para adquirir, basta entrar no site oficial da festa (https://festadasnacoes.org.br/), clicar no botão Ingresso e escolher os dias. Serão aceitos pagamentos com cartão de crédito e pix.
Informações sobre gratuidade e meia-entrada, assim como os termos para a entrada de menores de idade estão disponíveis no site, no botão Acesso à Festa. A entrada de menores de 16 anos só será possível na companhia de um adulto ou responsável e com o preenchimento da declaração necessária, disponível, também, no botão Acesso à Festa.
Na quarta, quinta e sexta, dias 15, 16 e 17, a festa começa às 19h, Na quarta se encerra à meia-noite, na quinta, à 1h, e na sexta, às 2h. No sábado, 18, começa às 11h e termina às 2h, e no domingo, 19, começa às 11h e termina às 18h.
SERVIÇO – 39ª Festa das Nações de Piracicaba, apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Tools Digital Services. De 15 a 19 de maio, no Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454.
Site: www.festadasnações.org.br. Facebook: festadasnacoesdepiracicaba. Instagram: festadasnacoesdepiracicaba.