Quer ser voluntário dessa festa maravilhosa? Clique AQUI!

Oficina de música é novidade na programação da 35ª Festa das Nações

Uma das novidades deste ano na 35ª Festa das Nações foi uma oficina de música voltada para estudantes das escolas municipais. A 1ª Oficina de Música da Festa das Nações, realizada ontem, 16, e hoje, 17/05, no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, alcançou mais de 1.000 crianças de 8 a 12 anos. A iniciativa é uma contrapartida da captação de recursos para festa via Lei Rouanet e teve apoio da Secretaria Municipal de Educação.

destaque 1406 ofic1605FesNac18(FotoPerigo)

Nos dois dias, os participantes tiveram contato com a cultura de diversos países representados na Festa das Nações, conhecendo, por meio da música, algumas particularidades de cada local, como instrumentos típicos, músicas mais famosas, entre outras.

“A Festa das Nações, além de valorizar a gastronomia de várias nações, também traz a cultura de cada uma delas, seja no traje das Rainhas que as representam ou na decoração dos restaurantes. A música também está presente como ponto forte de identificação dessas nações e essa oficina veio reforçar isso para os nossos estudantes da rede pública, que puderam conhecer instrumentos e os estilos musicais de diversos países, muitos deles que fazem parte da festa”, disse a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), Sandra Negri.

interna 07863 ofic1605FesNac18(FotoPerigo)

A oficina foi ministrada pelo maestro Jonson Sarapu de Oliveira. De acordo com ele, a oficina foi uma experiência marcante para os envolvidos no projeto Música para Todos, criado por ele há 11 anos (leia abaixo). “Tivemos a oportunidade de levar a mais de 1.000 alunos de quatro escolas conceitos básicos em música e percebemos o interesse das crianças, que têm idades entre 8 a 12 anos”, disse. “Nestes dois dias de oficina atingimos o objetivo do projeto, que é de levar a música aos jovens e estímulo para que se interessem pelos instrumentos”, concluiu.

1140 ofic1605FesNac18(FotoPerigo)

A 1ª Oficina de Música da Festa das Nações teve a participação dos músicos Eliezer Silva (trompete), Frank Edson (tuba), Rafael Barros (banjo, violão e cavaco), Maxsuel Randerson (clarinete, flauta e saxofone).

MÚSICA PARA TODOS – Criado há 11 anos por Maestro Jonson, o projeto oferece cursos gratuitos com dois anos de duração, aulas semanais que vão de fevereiro a dezembro. São seis professores estão à frente das turmas. Com formação em regência em coral pelo Conservatório de Tatuí, Maestro Jonson é responsável pelo conteúdo de iniciação musical.

Atualmente, graças ao apoio da Prefeitura e de parceiros, o número de locais que recebem as aulas e a quantidade de vagas oferecidas foram ampliadas. A importância do projeto está em dar ocupação aos jovens nos períodos em que não há aulas, para que não fiquem ociosos nas ruas. O treinamento possibilita que, em poucos meses, eles já desenvolvam habilidade musical.

SOLIDARIEDADE – A Festa das Nações é realizada pela Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba) e pela Casa do Bom Menino, com recursos da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba), com organização da Secretaria Municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico. A renda da festa será revertida para 21 instituições sociais de Piracicaba.

O patrocínio Ouro é da Hyundai Motors Brasil; patrocínio Prata da Brahma Extra e Caterpillar Brasil, e Bronze da Ambiental Piracicaba, Arcelor Mittal, CJ do Brasil, Gás Express, Caixa, Sicredi e OJI Papeis Especiais. O apoio é da Águas do Mirante, Coplacana, Elring Klinger, Raízen e Unimed.

SERVIÇO – 35ª Festa das Nações de Piracicaba. De 16 a 20 de maio, no Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454. Informações no site https://festadasnacoes.org.br/

Face: festadasnacoesdepiracicaba

Instagram: @festadasnacoesdepiracicaba

 

Eleni Destro

Assessora de imprensa

19 9 9835-8183

elenidestro@hotmail.com

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *