Quer ser voluntário dessa festa maravilhosa? Clique AQUI!

Auma abre as portas de seu Restaurante África na 34ª Festa das Nações

auma

A Auma  (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Piracicaba) abre sua quinta participação na Festa das Nações 2017, que acontece no Engenho Central entre os dias 17 e 21 de maio.. Fundada em 1999, a Associação atende atualmente 31 pessoas com idades entre cinco e 40 anos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) de médio e baixo funcionamento. A ideia da criação de um espaço específico para a questão do autismo surgiu a partir de um grupo de pais, dentre eles o atual presidente, João Aparecido Bispo de Aragão, que não possuíam até então um local destinado a cuidados específicos. Na sede da entidade, no Morumbi, os atendidos contam com uma equipe multidisciplinar de profissionais de fonoaudiologia, terapia ocupacional, pedagogia, psicólogo, fisioterapeuta,  educadores físicos, professores e monitores.

De acordo com informações do portal do médico Drauzio Varella, o Transtorno do Espectro Autista engloba diferentes síndromes marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

No caso dos portadores de baixo funcionamento, a complexidade no tratamento é ainda maior. “É muito difícil a questão da socialização. Estimulamos com brincadeiras, jogos e outras atividades lúdicas, porém é uma evolução de longo prazo”, explicou a assistente social da entidade, Camila Colognesi Banzatto.

A Rainha da nação África, Fernanda Tomas Nunes
A Rainha da nação África, Fernanda Tomas Nunes

Na Festa das Nações, a entidade representa a África e conta com a Rainha Fernanda Tomas Nunes, 18. “Fui convidada por uma amiga da minha mãe para participar, e acabei sendo escolhida. Fiquei muito feliz. Tive uma oportunidade muito grande de aprendizado sobre o trabalho desenvolvido pela entidade, achei muito interessante”, disse ela.

Os sabores da África no Engenho Central

O cardápio contempla pratos típicos de diferentes regiões do continente africano a base de carnes bovina, suína e frango, preparados com diferentes ingredientes e especiarias e acompanhados opcionalmente pela Chakalaka, “um molho a base de feijão, cenoura, cebola, pimentões, gengibre, curry e tomate, muito popular na África do Sul”, explicou Laudicéia Silva, integrante da Auma e uma das responsáveis pelo restaurante, que contará com o trabalho de cerca de 70 voluntários.  Há também opções de porções bem brasileiras, como o bolinho de feijoada, iscas de peixe e mandioca, além de doces típicos.

O Restaurante fica localizado no Pátio Central e aceita cartões de débito e crédito. Aos interessados em colaborar com o restaurante como voluntário durante a Festa, o telefone de contato é o 3424-1979.

Restaurante África – Cardápio:

Pratos Quentes:

Frango Africano: Cubos de carne de frango com castanhas, leite de coco, creme de leite, pimentão amarelo e vermelho, cebola, temperado com cúrcuma, no pão ou no prato (opcional Chakalaka)

Bobotie: Cubos de carne bovina, amendoim, creme de leite, temperado com curry e açafrão, no pão ou no prato (opcional Chakalaka)

Sosatie com Chakalaka: Cubos de carne suína com cebolas, batata doce, pimentão amarelo e vermelho, iogurte natural e repolho no pão ou no prato.

CHAKALAKA: feijão, cenoura, cebola, pimentão amarelo, verde e vermelho, gengibre, curry e molho de tomate.

** Os pratos acompanham arroz com açafrão e farofa de banana da terra com milho.

Porções

* Bolinho de feijoada

* Mandioca frita

* Iscas de peixe (Tilápia)

* Batata frita com ou sem queijo

Doces

* Banana caramelizada com sorvete de creme

* Malva Puding (bolo de açúcar mascavo, canela e geleia de damasco com sorvete de creme e calda de caramelo)

* Docinho Africano (miolo de pão, chocolate, amendoim e coco ralado)

Bebidas

* Água

* Cerveja

* Refrigerantes

* Amarula

* Frozen de Amarula

O Restaurante aceita cartões de débito e crédito.

Sobre a 34ª Festa das Nações

Realizada ininterruptamente desde 1982, a Festa das Nações de Piracicaba é considerada uma das maiores festas beneficentes do Estado. Toda renda obtida pelos Restaurantes são revertidos integralmente às suas entidades responsáveis.

Realizada pela Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba) e Casa do Bom Menino, o evento é viabilizado com recursos da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e conta com promoção da Prefeitura de Piracicaba e Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba) e organização da Secretaria de Governo.

Conta com patrocínios Prata da Brahma, Caterpillar e Hyundai, Bronze da Ambiental Piracicaba, Arcelor Mittal, Caixa Econômica Federal, CJ do Brasil, Gás Express, Oji Papeis Especiais, Raízen e Unimed e apoios da Águas do Mirante, Delphi, Elring Klinger, Gabardo Transportes, Grupo Pirasa e Sicredi União PR/SP.

Saiba mais:

https://festadasnacoes.org.br

http://www.facebook.com/festadasnacoesdepiracicaba

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *