Quer ser voluntário dessa festa maravilhosa? Clique AQUI!

Festa das Nações de Piracicaba vai reciclar lixo do evento

A Essencial Central de Tratamento de Resíduos, empresa do Grupo Amplitec Gestão Ambiental, anuncia seu apoio à 38ª Festa das Nações de Piracicaba, que ocorre entre 17 e 21 de maio. A empresa será responsável pelo gerenciamento dos resíduos do evento, ou seja, por coleta, transporte e destinação final do lixo com respeito ao meio ambiente.

O evento contará com lixeiras para resíduos orgânicos e recicláveis distribuídas pelo Engenho. “Além das lixeiras, teremos contêineres para recolher os recicláveis, sejam os gerados pelo público ou pelo trabalho voluntário nas instituições sociais. Elaboramos todo um circuito de distribuição para que todos os espaços do Festival tenham um ponto de coleta que será esvaziado diariamente. Depois, serão separados em nossas instalações e destinados para reciclagem ou não”, pontua Heitor Pampolini, diretor comercial da Essencial Central de Tratamento de Resíduos.

No ano de 2022, a Festa das Nações de Piracicaba reuniu mais de 80 mil pessoas que geraram resíduos. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), cada brasileiro produz cerca de 1 kg de resíduos sólidos por dia. O mesmo estudo aponta que o Brasil gerou cerca de 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos e que apenas 4,2% dos resíduos sólidos urbanos produzidos no Brasil foram efetivamente reciclados.

“A partir desta edição, a Sustentabilidade se torna um tema primordial em nosso evento, e isso representa uma ação inédita. Inicialmente, planejamos ter um Plano de Sustentabilidade com indicadores de redução de impactos, mas ao percebermos a falta de dados concretos, optamos por buscar métricas precisas. Por meio de uma parceria com a Essencial, estamos conseguindo obter esse dimensionamento, que será a base para a criação de um plano inteligente e robusto. Estamos muito satisfeitos por dar esse passo significativo em prol do meio ambiente”, afirmou Fábio do Amaral Sanches, Presidente da FENAPI – Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba, realizadora do evento.

A correta separação do lixo é um dos principais desafios para a destinação de resíduos. “A educação e conscientização de como separar o lixo é fundamental, no nosso dia a dia e na Festa das Nações. Ela é importante por permitir que materiais diferentes sejam encaminhados para processos de reciclagem específicos, tornando o processo mais eficiente e econômico. Se os materiais são misturados, é mais difícil separá-los e recuperá-los para a reciclagem, o que acaba gerando um maior desperdício de recursos naturais e energia”, explica Pampolini.

Por esse motivo, a Essencial realizará ações educacionais sobre a separação do lixo em parceria com a 38ª Festa das Nações de Piracicaba. Haverá ativações sobre o tema nas redes sociais do evento e da empresa, no estande e informações disponibilizadas no local. “Realizamos a gestão de resíduos de cidades, empresas pequenas, médias e grandes. Em todos esses públicos, há muitas dúvidas sobre o que é reciclável ou não. A Festa das Nações nos dá a oportunidade de conscientizar a população, fazer parte de um evento que permite às instituições continuarem seu trabalho social e reforça o compromisso da empresa com a preservação do meio ambiente”, finaliza o diretor da Essencial.

A Essencial Central de Tratamento de Resíduos, pertencente ao Grupo Amplitec Gestão Ambiental, é líder em coleta, transporte e destinação final de Resíduos Sólidos (RSU) e Industriais. Com 20 anos de expertise e equipe especializada, oferece soluções de gestão de resíduos que priorizam o meio ambiente e redução de custos, atendendo empresas de todos os portes e segmentos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *