A Legião da Boa Vontade atua na cidade de Piracicaba desde 6 de janeiro de 1961, há mais de 62 anos. Por meio de seu Centro Comunitário de Assistência Social, a Instituição contribui para que seus atendidos desenvolvam suas capacidades, autonomia, protagonismo, talentos e valores; conheçam seus direitos e deveres e exerçam a cidadania plena.
No local, a LBV desenvolve, entre outras ações socioassistenciais, os serviços Criança: Futuro no Presente! Voltado para meninas e meninos de 6 a 15 anos, e Vida Plena, que acolhe pessoas idosas. Com este trabalho, a entidade proporciona uma melhor qualidade de vida a esses públicos atendido.
A Legião da Boa Vontade (LBV), conforme definida no seu Estatuto Social, artigo 1o, é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos, beneficente, preponderantemente de assistência social, de duração indeterminada; fundada oficialmente em 1o de janeiro de 1950, na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, pelo jornalista, radialista, poeta e escritor Alziro Zarur (1914-1979). Tem como presidente o jornalista, radialista, escritor e compositor José de Paiva Netto.
A Instituição aplica integralmente os seus recursos no Brasil, de acordo com as suas finalidades estatutárias, e não remunera, direta ou indiretamente, seus diretores. Na Assistência Social, a LBV é a mantenedora dos Centros Comunitários de Assistência Social e de Instituições de Longa Permanência para Idosos e na Educação pelas escolas de Educação Básica e escola de Capacitação Profissional.
O trabalho da Legião da Boa Vontade de várias partes do mundo tem o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU), com a qual tem atuado em parceria há quase 30 anos.
Em 1994, a LBV associou-se ao Departamento de Comunicação Global (DCG) desse organismo internacional e, em 1999, foi a primeira instituição da sociedade civil brasileira a obter o status consultivo geral (grau máximo) no Conselho Econômico e Social (Ecosoc/ONU). Em 2000, passou a integrar a Conferência das Organizações Não Governamentais (ONGs) com Relações Consultivas para as Nações Unidas (Congo), com sede em Viena, na Áustria, e, em 2004, atuou como cofundadora do Comitê de ONGs sobre Espiritualidade, Valores e Interesses Globais nas Nações Unidas.
É missão da LBV promover Desenvolvimento Social, Solidário e Sustentável, Educação e Cultura, Arte e Esporte, com Espiritualidade Ecumênica, para que haja Consciência Socioambiental, Alimentação, Segurança, Saúde e Trabalho para todos, no despertar do Cidadão Planetário.