A Casa do Bom Menino é um Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes de ambos os sexos em situação de vulnerabilidade social. São encaminhadas pela Vara da Infância e Juventude e se encontram afastados do convívio familiar, cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.
A entidade foi fundada em 27 de novembro de 1962, e a mais de meio século, oferece condições adequadas de moradia, vestuário, alimentação, escolaridade, higiene, preparação e encaminhamento para o mercado de trabalho. A instituição assume todas as obrigações que antes eram da família – proteger, prover e educar – criando todas as possibilidades de crescimento pessoal, social, intelectual, físico e incentiva também a participação dos atendidos em atividades culturais e esportivas, de acordo com as normas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Os acolhidos são orientados por educadores sociais, assistentes sociais e psicólogos. O acolhimento é uma medida excepcional e provisória, por isso é feito um trabalho social com as famílias visando a (re) inserção da criança e do adolescente em sua família de origem ou colocação em família substituta.
Nossa Casa conta com um projeto político pedagógico, de base humanista, cultivando valores de convivência, seguindo uma metodologia a partir de princípios e valores universais que ensinam dignidade e respeito a todos, orientados a uma cultura de paz.
A Casa do Bom Menino dirige 8 unidades de acolhimento na modalidade Casa Lar, onde o serviço é oferecido em uma unidade residencial, no qual um educador residente presta cuidados a um grupo de até 10 crianças e adolescentes. O educador residente participa ativamente das decisões, onde gera uma rotina “doméstica” na qual as crianças e adolescentes tomam parte das decisões acerca da rotina da casa, de modo que os mesmos reconheçam-se como parte integrante do grupo, com direitos e deveres. Já o Centro Educacional Infantil acolhe crianças de 0 a 12 anos, e o Acolhimento Emergencial disponibiliza 06 vagas. Ao todo, são 106 crianças e adolescentes atendidos.
O serviço organiza um ambiente próximo de uma rotina familiar, proporcionando vínculo estável entre o educador residente e as crianças e adolescentes atendidos. Favorece o convívio familiar e comunitário, oportunizando a (re) inserção na família de origem ou substituta, atendendo a todas as premissas do Estatuto da Criança e do Adolescente, especialmente no que diz respeito ao fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.