Instituição: Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba (APFP)
A Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba (APFP), fundada em 2006, é uma Organização da Sociedade Civil que atua no desenvolvimento de Pessoas com Deficiência, nas áreas de assistência social, esporte, educação, saúde mental e cultura. Nasceu de um sonho do Rev. Sérgio Paulo Martins Nascimento, ministro do evangelho e Pastor da Igreja Presbiteriana que em 1982, foi chamado ao hospital Evangélico de Anápolis para dar assistência espiritual a uma família que havia tido uma criança com Síndrome de Down. Organização Cristã de fé reformada.
A Associação oferecer atendimento especializado, com equipe multiprofissional na promoção de atividades na saúde, manutenção, orientação, integração e apoio a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, Pessoas com Deficiência intelectual/múltipla e/ou que apresente doença mental em situação de violação de seus direitos, bem como suas famílias, através dos seguintes projetos e serviços:
O Centro Dia Crescer é um espaço de convívio e busca oferecer atividades que contribua para evitar o isolamento da pessoa com deficiência e do cuidador familiar e outras situações de risco e violação de direitos, através de atividades de convivência grupal, social e comunitária.
O Projeto Escolar oferece atendimento no horário de contra-turno escolar para Pessoas com Deficiência, Limítrofe e de baixo rendimento escolar através de atendimento individual e/ou grupal com pedagogia, psicopedagogia e/ou psicologia para casos em que a pessoa apresente condições de aprendizagem para letramento ou alguma outra dificuldade de aprendizagem. Ainda atendimento familiar para compreender a realidade do sujeito e a família.
O Projeto Além da Quadra – atende as diversas demandas de Pessoas com Deficiência através do esporte como ferramenta de inclusão, atividades físicas/esportivas de alto rendimento, atividades paralímpica e campeonatos. Incentiva a movimentação e expressão corporal ampliando o cuidado na saúde preventiva e na prevenção da ociosidade, através da pratica de esportes, com diferentes atividades grupais e/ou individuais, são utilizados espaços internos da sede e externos através de parceria com clubes, centros comunitários públicos e/ou privados.
O NAS – Núcleo De Apoio Social – Novos Caminhos, é um acolhimento da Assistência Social, previsto em Lei como um serviço para atendimento de Pessoas em Situação de Rua que estão com os vínculos familiares fragilizados e/ou rompidos.
A OEP – Orquestra Educacional de Piracicaba – oferece acesso e oportunidade Às Pessoas Para o desenvolvimento e aprimoramento técnico, musical e pessoal, da percepção coletiva. Está acessível a todas as pessoas a partir de 10 anos de idade, permite a Inclusão de pessoas independentemente do nível de habilidade técnica no instrumento e dos conhecimentos musicais.