A Associação Síndrome de Down de Piracicaba – Espaço PIPA (Promovendo Inclusão Partilhando Ações) foi fundada em 1983 por um grupo de pais de pessoas com a síndrome, com o objetivo de propiciar um apoio mútuo, troca de experiências e o atendimento assistencial às famílias dessas pessoas.
Sem fins lucrativos, a associação visa melhorias na condição de vida e a inclusão destas pessoas na sociedade. Sua principal missão é promover os estudos e programas para o desenvolvimento pessoal, intelectual, cultural e social e garantir o direito dessas pessoas estarem plenamente incluídas na escola, no trabalho, na vida. O atendimento especializado inicia-se no nascimento da criança, com a realização de uma técnica denominada estimulação precoce. Apoia também na inclusão escolar e social de jovens e adultos Downs. Realiza na comunidade a conscientização sobre a síndrome, por meio de palestras, seminários, congressos, publicações, documentários em vídeo, programas de TV, buscando diminuir o preconceito com relação a ela. Há também um intercâmbio com outras instituições e pessoas no país e no exterior. A entidade atua junto ao governo municipal, estadual e federal, buscando assegurar os direitos das pessoas com Síndrome de Down.
Atendemos mais de 90 famílias de pessoas com síndrome de Down, desde o nascimento até a vida adulta, na faixa etária entre 01 mês e 50 anos. O Espaço PIPA dá suporte para as famílias, escolas regulares e no trabalho onde a pessoa com síndrome de Down está incluída, com o intuito de auxiliar nas necessidades das pessoas com Síndrome de Down, por meio de trocas Inter e transdisciplinares, buscando estratégias e alternativas mercadológicas, para favorecer a promoção de suas potencialidades visando a inclusão social.
A equipe profissional é composta por fisioterapeuta, assistente social, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, psicóloga, pedagoga e professor de educação física. O presidente da instituição é Adryano Machado.